No Brasil a Passagem Aérea, muitas das vezes, é um valor alto entre todos os componentes que envolve uma viagem. A pergunta é: como é calculado seu preço?
O Preço de uma passagem aérea não é como á de uma passagem de ônibus que possui um valor fixo diário ou mensal, na passagem aérea até mesmo o horário de voo em um mesmo dia á torna mais cara ou mais barata. Mas tem também os itens de custos pré-fixados, veja alguns exemplos:
• Combustível: em torno de 38% a 40% do preço da passagem aérea, cotação em dólar
• Encargos com pessoal: em torno de 17% á 20% (salários, previdências, assistência médica, alimentação etc.)
• Despesas administrativas: em torno de 13 á 17% (despesas financeiras, segurança, serviços gerais etc...)
• Manutenção preventiva do avião: em torno de 4% á 8% (assentos, peças e motores etc....)
• Outros custos operacionais: em torno de 10% á 12% (materiais de apoio, terceirização etc..)
• Navegação e Comunicação: em torno de 2% á 3% (taxas cobradas pelo DAC - Departamento de Controle de Tráfego Aéreo, pelo a disponibilização de equipamentos para comunicação e navegação e demais serviços.
O que se deve observar na hora de comprar uma passagem aérea?
Total da passagem aérea, já com todas as taxas, tributos e tarifas incluídas.
Serviços opcionais, após a escolha do Passageiro deve ser apresentado separadamente do valor da passagem.
A compra antecipada de uma passagem aérea, mês ou meses de antecedência, pode ter custo menor, deve - se confirmar se inclui a bagagem junto com a passagem.
Caso a compra da passagem seja na mesma semana do vôo deve - se confirmar se inclui a bagagem junto com a passagem no check-in, porém neste caso a compra pode ter um custo maior.
Confirme se o Serviço de Bordo estará incluso no preço da passagem aérea ou se deverá ser pago separadamente, a bordo da aeronave.
Algumas rotas de voo podem haver troca de aeroportos, se informe com antecedência se a empresa aérea oferecem transporte de ônibus entre aeroportos como cortesia ou se ficará á cargo do passageiro pagar esse deslocamento.
O uso de Milhas não são regulados pela ANAC, mas ao adquirir uma passagem usando este sistema, o passageiro deve receber o mesmo tratamento dos demais.
Taxa de Embarque: deverá ser no ato da venda da passagem para ser repassada à administração do aeroporto. Há diferenças entre a categoria do aeroporto e da natureza da viagem (doméstica ou internacional).
A Validade da Passagem Aérea pode variar de uma empresa para outra conforme os contratos. Em caso de data pré – definida o prazo de validade será de 1 ano, contado a partir da emissão. Fique atento para fazer qualquer pedido de reembolso ou alteração antes da expiração deste prazo.
10 itens que se deve observar após comprar uma passagem aérea:
O comprovante de compra da passagem aérea deve conter as seguintes informações:
1. Nome e Sobrenome do passageiro, bem como dados de Identidade na íntegra
2. Valor total
3. Regras e valores do transporte de bagagem
4. Horário e data da viagem
5. Serviços e produtos que foram optados pelo passageiro
6. Procedimentos e horário para o embarque
7. Tempo de conexão nos aeroportos
8. Troca de aeroportos quando houver
9. Prazo de validade da passagem
10. Regras e Multas em caso de cancelamentos.
Observações:
Assento (poltrona): por necessidade operacional ou em razão de um passageiro com necessidade de atendimento especial uma empresa aérea pode alterar o número do assento previamente marcado pelo passageiro. A Empresa deverá reacomodar o passageiro em outro assento ou deixar que ele escolha á bordo assentos livres.
Para cancelar ou alterar sua viagem aérea as mudanças serão feitas de acordo com a disponibilidade de voos e podem ter custos adicionais.
Após 24 horas da compra da passagem aérea, se precisar de remarcação de voo ou reembolso do valor pago, poderá haver multa contratual para reembolso e pagamento de diferença tarifária no caso de remarcação.
Até 7 Dias o reembolso ou estorno poderá ser feito, a contar da data da solicitação do passageiro. Observar os meios e forma de pagamento utilizados na compra da passagem aérea pelo passageiro.
O reembolso pode ser feito em créditos para a aquisição de uma nova passagem aérea, caso o passageiro aceite. A empresa deverá informar por escrito a validade e a quantidade dos créditos,se é de livre utilização pelo passageiro, que poderá comprar passagem aérea para ele mesmo ou para terceiros.
No reembolso tarifas de embarque e os impostos devem ser sempre reembolsados ao passageiro que não embarcou. Em caso de passagens remarcadas, as tarifas aeroportuárias e tributos já pagos poderão ser transferidas para o novo embarque.
Multas contratuais nunca podem ser aplicada sobre sobre as tarifas aeroportuárias e os tributos pagos.
As multas cobradas quando o passageiro solicitar remarcação, cancelamento ou reembolso da passagem não poderão ser maiores que o valor pago pela passagem aérea, sendo promocional ou não.